A Região

A região

Descubra a região onde a Casa está inserida

Um destino com 350km2, São Pedro do Sul um destino o ano inteiro.

Paisagem e Património com vida, turismo ativo, eventos culturais e artesanato.

Nesta página poderá saber tudo o que a região lhe poderá oferecer durante a sua estadia de férias.

A região

O Poço Azul

O Poço Azul é um espaço rochoso com água corrente muito limpa, com pequenas quedas de água e uma lagoa com bastante profundidade, o que possibilita nadar.

É uma obra inacabada da Natureza, um refúgio em construção há milhares de anos e que está em permanente evolução.

A região

Castro da Cárcoda

O Castro da Cárcoda, é o mais importante povoado castrejo das Montanhas Mágicas®.

Localizado a 610 metros de altitude, em plena Serra da Arada, abrange uma área de 10 hectares e é composto por algumas dezenas de casas e gravuras rupestres distribuídas por cerca de 15 rochedos.

A região

Carvalhais

A pequena aldeia de feição rural oferece tranquilidade de paz de espírito para um retiro em comunhão com a natureza.

A aldeia de Carvalhais fica também bastante próxima das afamadas termas de S. Pedro do Sul, onde se renova também o corpo com diversos tratamentos.

A região

Aldeia de Manhouce

A aldeia de Manhouce localiza-se na vertente sul da Serra da Freita.

Pelos monumentos megalíticos aqui encontrados conclui-se que a antiguidade da aldeia remonta à pré-história, tendo sido também habitada pelos celtas e pelos romanos que aqui deixaram o seu legado.

A região

Termas de São Pedro do Sul

As Termas de São Pedro do Sul ficam em Várzea, São Pedro do Sul (Portugal). São as termas mais frequentadas do país.

A nascente de água termal de S. Pedro do Sul é explorada desde o séc. I. O que resta hoje de um balneu construído pelos Romanos é Monumento Nacional. Sobre este o rei D. Afonso Henriques mandou edificar o balneário (atualmente designado por Balneário D. Afonso Henriques).


A região

Serra de São Macário

No coração das Montanhas Mágicas®, a mais de 1.000m de altitude, ergue-se a imponente serra de S. Macário, sítio de interesse geológico que constitui um magnífico ponto de observação da morfologia e paisagem da região oriental do maciço da Gralheira.

A partir daqui é possível contemplar as serras do Montemuro, Estrela e Caramulo, e o Vale de Lafões. O que resta hoje de um balneu construído pelos Romanos é Monumento Nacional. Sobre este o rei D. Afonso Henriques mandou edificar o balneário (atualmente designado por Balneário D. Afonso Henriques).

A região

Aldeia da Pena (Aldeias do Xisto)

Esta vila é o resultado perfeito da construção em uma combinação de xisto e quartzito. Uma castanha secular guarda a entrada da vila. A topografia local ditava que a vila se desenvolvia ao longo de um promontório, fazendo parecer que as casas estão desafiando as leis do equilíbrio e a força da gravidade.

A partir daqui é possível contemplar as serras do Montemuro, Estrela e Caramulo, e o Vale de Lafões. O que resta hoje de um balneu construído pelos Romanos é Monumento Nacional. Sobre este o rei D. Afonso Henriques mandou edificar o balneário (atualmente designado por Balneário D. Afonso Henriques).


A região

Aldeias de Covas do Monte

Do alto da serra de S. Macário inicia-se uma descida simultaneamente bela e estonteante, até à aldeia de Covas do Monte. As paisagens são simplesmente arrebatadoras e poucos minutos após a aldeia de xisto surge aos olhos do visitante como uma miragem, acolhida no regaço de uma enorme montanha, observando, pacificamente o fértil vale que se estende à sua frente.

A região

Serra da Arada

A serra da Arada tem 20 Km de comprimento e 15 Km de largura, atingindo em S. Pedro do Sul a altitude máxima de 1.057 metros. Serve, em parte, de linha divisória das bacias dos rios Paiva e Vouga.

É uma região de grandes contrastes, de relevo áspero e imponente.

A região

Serra da Freita

A serra da Freita faz parte do Maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada (1.057 metros) e do Arestal (830 metros). Alguns dos seus cumes ultrapassam os 1.000 metros de altura, albergando espécies raras de fauna e flora, algumas em vias de extinção. O coberto vegetal é predominantemente constituído por urze e carqueja e, nas zonas de encosta, por pinheiros, carvalhos, medronheiros e azevinho.

A região

Viseu

Ocupada desde a época castreja, a história de Viseu está intimamente relacionada com a História de Portugal.

Se a mítica figura de Viriato, o guerreiro que liderou as tribos lusitanas contra os romanos, deu à antiga cividade um papel de importância vital durante a romanização, também D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, estabeleceu uma estreita ligação entre com os primeiros anos da fundação da nacionalidade e esta nobre cidade da Beira Alta.

TOP